sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Jogando RPG de Graça além do 3d&t - Parte 1

Você pode ter chegado aqui buscando por RPGs online gratuitos na Internet. Na minha opinião de não jogador de RPGs online, gosto muito de Maplestory, joguei bastante numa época. Porém, esse post não é sobre RPGs online. É sobre como jogar RPGs "de mesa" gratuitamente de forma legal. Falo sobre você baixar um arquivo da Internet, imprimir se considerar necessário e jogar com os seus amigos.

Sempre me posicionei contra a idéia de que RPG é uma brincadeira cara e que para ser jogado depende de um investimento em livros. RPG é um jogo de faz-de-conta que, uma vez entendido conceitualmente, te torna capaz de criar e se divertir com os seus próprios jogos caso deseje. Porém, não vejo essa idéia muito divulgada por aí. Evidentemente isso não significa uma repulsa as publicações a venda, pelo contrário. Critico sim a naturalização da idéia de que RPG significa livros grandes, caros e em inglês. Mostro aqui que você tem como ter materiais de versões digitais gratuitas de RPGs.

Para a ainda seleta, porém crescente, fatia de brasileiros que tem acesso a Internet, já existe uma série de possibilidades interessantes para isso. Vejam que não estou falando de pirataria ou de download de material impróprio. Falo de livros eletrônicos que o autor quer que você tenha sem custo. Seja por demonstração, seja para criar uma relação com você.

Um excelente exemplo em português é o 3d&t distribuído gratuitamente no site da Editora Jambô. Caso o inglês lhe seja familiar, trago uma lista de links do Drivethru RPG (que funciona sobre a mesma base do RPGNow). O site exige um cadastro pequeno e indolor, recomendo assinar a newsletter deles para ser avisado de novos produtos gratuitos.

Essa lista vai ser dividida em várias partes, cada uma tratando de um tipo de produto específico. Começamos com uma lista de Quick Starts. Essencialmente, são pequenos libretos que apresentam um sistema, conceito e cenário além de ensinar a construção de personagens de forma simplificada. São produtos de degustação completamente jogáveis e garanto que com um pouco de criatividade e ousadia para estender os conceitos propostos nesses guias rápidos, é possível que eles se bastem para várias horas de jogo e várias aventuras diferentes. Basta se libertar do cânone que as editoras tentam te vender e preencher você mesmo as lacunas deixadas por esses produto gratuitos. Para baixá-los, basta clicar nos links abaixo depois de se registrar no site. Para ver outros produtos gratuitos bastar clicar em "by price" no menu da esquerda e depois em "Show Only Free Products".

Um comentário:

Unknown disse...

Algum material grátis, em português:
www.rpg.supernemo.com.br

Gilson