sábado, 1 de novembro de 2008

A segunda temporada de Cartoon Action Hour

Então você perdeu algumas horas da sua juventude fazendo adaptações para RPG dos desenhos que consumiram anos da sua infância. Eu sei como é isso, eu mesmo já pensei em como seria Thundercats, Transformers, Comandos em Ação, Spiral Zone, Silver Hawks, Jace and the Wheeled Warriors e afins em RPG. Inclusive já pensei em usar RPG para escrever roteiros de um desenho animado em que trabalhei há muitos anos: os guerreiros da Amazônia.

A boa notícia é que há um sistema no mercado que quer ajudar você a fazer isso. O Cartoon Action Hour é um jogo de RPG para simular o ritmo bombástico dos desenhos animados dos anos 80. Heróis fantásticos e inimigos recorrentes em aventuras que caberiam num episódio de meia hora. A Spectrum Games anunciou o lançamento oficial da "segunda temporada" do jogo. Uma nova edição revista e ampliada, com qualidade gráfica muito superior a primeira e mais de três anos de desenvolvimento.

Quem lançava Cartoon Action Hour no mercado era a Z-Man games, que também tem uma seleção muito interessante de jogos de tabuleiro, entre eles Pandemic e Agricola, títulos bem populares. Porém, me parece que essa segunda temporada será lançada em PDF e em livro pela própria Spectrum Games.

O livro deve sair neste mês ou no próximo, mas a editora aposta no seu quickstart gratuito como ferramenta de divulgação. Você pode baixar aqui o Demo de Cartoon Action Hour: Season 2 e o capítulo para mestres completo aqui. Com o demo é possível rolar aventuras completas e sacar bem o espírito do jogo.

Vou aproveitar esse quickstart para por em prática uma idéia que tenho para um RPG de desenho animado. Cada seção de jogo seria um saturday morning completo, ou seja, a criançada senta com um prato de sucrilhos frente a TV e assiste uns três ou quatro desenhos seguidamente. A seção seria partida em diferentes fases, uma para cada desenho animado e os jogadores vão ter personagens diferentes para cada desenho. O pulo do gato é que os personagens de um jogador serão construídos compartilhando os mesmo pontos. Ou seja, cada jogador terá que escolher se terá personagens medianos em todos os desenhos, ou se será muito mais poderoso do que a média num, mas um mero coadjuvante em outros. Vai ser um experimento interessante e creio que o Cartoon Action Hour: Season 2 veio bem a calhar para isso.

Leitura complementar:

Nenhum comentário: