quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Pesquisa séria sobre o perfil do jogador de RPG

Desde que comecei a jogar, já devo ter preenchido pelo menos umas 5 pesquisas sobre o tal "perfil dos jogadores de RPG". Da maior parte, nunca tive uma resposta se quer do resultado, normalmente fruto da falta de costume dos pesquisadores em mover uma pesquisa. Pesquisa exige método, planejamento, estudo das amostragens e afins. Esta é a primeira pesquisa sobre jogadores RPG em que realmente senti firmeza por parte dos pesquisadores envolvidos. Ela já está rolando desde 2008 e parece ter caído no esquecimento. Convido todos os leitores e blogueiros a divulgarem a pesquisa visando melhorar a amostragem e o poder explicativo da mesma.

Infelizmente não encontrei as credenciais do Pesquisador Diego Adão além das referentes ao fato de ser, ele mesmo, um jogador de RPG e pesquisador da UNIFESP. Porém, me fio na força da instituição e na qualidade da pequisa.

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e em parceria com a Lvdvs Cvltvralis, desenvolveu a pesquisa Role Playing Game: estudo do perfil do jogador de RPG.
O objetivo dessa pesquisa é trazer evidência científica sobre o perfil dos jogadores de RPG, a fim de se combater a informação ilegítima contra o hobby.
Para tanto, precisamos de sua colaboração. Basta acessar o link

http://biocomp.epm.br/rpg

e responder ao questionário do estudo.

Obrigado,

Diego Adão F. Silva
(pesquisador da UNIFESP)
diegorpgunifesp@gmail.com