sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Lugares para se estar: Lista Lúdica e RPG.Blogs

Na última semana montei um agregador de blogs de RPG e Jogos de Tabuleiro, a Lista Lúdica. Ela é bem simples, são duas listas de blogs, uma de RPG e outra de jogos de tabuleiro construídas usando as blog lists do Blogger. A motivação é ainda mais simples: eu queria um lugar melhor para ver quem andava atualizando o blog. Meu Google Reader transborda de vários assuntos e por vezes eu quero só ler um pouco sobre RPG e Jogos para inspirar conteúdo para cá.

Se você quiser seu blog lá, basta me mandar o endereço. Já tem quase 70 blogs de RPG e mais de 20 de jogos de tabuleiro, peguei o hábito de reservar alguns momentos do dia para pesquisar novos blogs. Minha idéia é construir um pequeno mapa da blogosfera de RPG, além de recomendar posts e falar minhas bobagens por lá também.

Praticamente no mesmo tempo, o Guilherme Moreno lançou o RPG.blogs, um outro agregador de blogs, mas este construído na unha por ele. Por ser um produto de desenvolvimento próprio, apresenta uma série de vantagens em relação à Lista Lúdica, sendo quase um BlogBlogs de RPG, com indexação, busca e tagueamento de posts. Para se inscrever, vá nessa página e envie as informações necessárias e não esqueça de colocar o selo no seu site!

Essa coisa de tantos agregadores de blogs aparecendo pode ter preocupado algumas pessoas. No blog da Area Cinza surgiu a necessária discussão sobre a quem servem os agregadores. Eu digo que servem a comunidade, mas nunca perdendo de vista que estão sempre em débito para com ela, pois é a comunidade quem cede conteúdo gratuitamente para manter o verdadeiro valor dos agregadores. É preciso ter cuidado para não cair no lado negro da Web 2.0, em que um ou outro faturam uns trocados em cima de conteúdo alheio, pervertendo a dialética saudável entre o que é de um e o que é de todos.

Acredito que antes de tudo os agregadores surjam de necessidades dos seus criadores, estes então entendem que a necessidade de um é a necessidade de todos e assim compartilham a ferramenta. A comunidade agradece compartilhando o conteúdo e dessa forma todos crescem juntos.

Agreguem, bloguem e joguem.

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns a ambos. Conheci blogs que não conhecia e voltei a ver postagens de blogs que visitei poucas vezes.

Gilson

Unknown disse...

Vou deixar uma sugestão: caso a pessoa queira encontrar um blog mais facilmente poderia haver um botão para colocá-los em ordem alfabética.

Gilson

Shadar-Kai disse...

Acho muito legal o espaço, por que auxilia os Amadores de Blogs, assim como eu, a divulgarem seus blogs. E a gente não fica com akela sensação de q ninguem ta vendo os nossos textos.

Aproveitando mais esse espaço, aproveido para fazer mais propaganda do meu blog: http://rpgsemcompromisso.wordpress.com/

Até o próximo comentário!

Anônimo disse...

Interessante...