domingo, 20 de abril de 2008

O pequeno notável da Ronin Arts

Já não é de hoje que eu tenho admiração pelo Phillip Reed. O conheci quando um dos meus RPGs favoritos na adolescência, Whispering Vault, foi adotado pela Ronin Arts, empresa para qual colabora.

O mais recente lançamento da Ronin Arts sob a tutela de Phillip Reed é o talvez menor RPG do mundo: vsOutlaw. Por menos de 3 dólares, você adquire um folder colorido, impressão de luxo, não muito maior que um encarte de CD. São 6 páginas com as regras completas para jogar um RPG de velho oeste. Não é um faroeste fantástico, mas o foco está nas ficções de faroeste (pulps e televisivas), e não na história da colonização do oeste americano como esta se deu. Então, em posse de todos os esteriótipos possíveis de filmes italianos e americanos da sessão da tarde, um grupo pode sentar e se divertir.

O próprio jogo é recomendado para jogadores experientes com pouco tempo livre, pois vsOutlaw é simplório embora intenso e não funciona para jogos longos ou campanhas. O sistema é similar a outro sucesso inesperado de Reed, vsMonsters: poucos atributos, alguns bônus e penalidades em coisas específicas e uma mecânica de cartas de baralho. É tão simples quanto: pegue o seu atributo, some ou subtraia de suas característica relevantes, puxe do baralho um número de cartas igual a esse somatório e escolha a maior carta.

A própria origem de vsMonsters é curiosa. O RPG nasceu no 24h RPG contest, um concurso que veio na onda do 24h Comics Contest, onde equipes se propõem a escrever um RPG inteiro em 24h. Na visão de Reed, seu esforço foi um fracasso, mas vsMonsters logo ganhou admiradores que motivaram a Ronin Arts a lançar uma edição de luxo e fazer da idéia uma série, sendo no vsOutlaws seu primeiro lançamento. Para o futuro, a empresa promete vsPirates, que deve ter um formato semelhante. Se você quiser desenvolver jogos com o sistema vsM, pode baixar o seu SRD (System Reference Document, um aquivo com todas as informações sobre as regras).

Você pode baixar o vsMonsters orinal de graça nesse link. O RPG é sobre caçadores de monstros no século XVIII, inpirações em Solomon Kane e Edgard Alan Poe. Divertido e simples de jogar, ideal para jogadores que não tenham paciência para sistemas complexos e grandes campanhas. Que entendam que RPG pode ser um jogo de sábado a tarde entre amigos e não um leviatã de livros caros e matemática exagerada.

Nenhum comentário: